quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEU TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO

imagem da Net




Oi gente,


Bem, dando continuidade ao post anterior, considerei a minha consulta um verdadeiro sucesso.


Cheguei ao consultório numa boa, mas quando entrei na sala do médico fiquei assim, pouco à vontade, sei lá ... mas só no começo. Depois a coisa foi fluindo e eu me senti confortável para responder às perguntas da praxe.


Então, que perguntas são essas?


Numa primeira consulta o psiquiatra quer saber seu nome completo, sua data de nascimento, sua origem ( onde nasceu ), seu estado civil, se tem filhos, com quem vive, onde trabalha, enfim, essas informações básicas.


Depois disso, caso você ainda não tenha sido diagnosticado com depressão, ou qualquer outro transtorno mental, ele vai tentar desvendar o mistério e descobrir qual é realmente o seu problema.


No meu caso foi diferente porque eu já tinha o diagnóstico e já estava tomando remédios há um mês. Portanto, ele me perguntou coisas como: quando começou a minha depressão, que sintomas eu tinha, como estava reagindo ao tratamento, etc.


A Fluoxetina 20mg pela manhã durante um mês me fez bem. Senti uma leve melhora, mais ânimo para fazer algumas, estar com as pessoas, etc. Porém, ainda não é o suficiente. Continuo sentindo muito sono, preguiça, fome, e continuo arrastando certas coisas que poderia ( e deveria ) resolver rapidamente. Mas aquela maldita inércia ainda persiste. E a insónia também. Eu estava tomando o Lexotan 3mg antes ao deitar mas, embora tenha funcionado bem no começo, no final não fazia mais efeito.


Acontece que o Lexotan é mais um relaxante muscular. No começo do meu tratamento funcionou porque para quem não está acostumado à esse tipo de drogas, faz efeito mesmo. Só que depois de um tempo o organismo se habitua e passa a tolerar a droga, não fazendo mais o mesmo efeito.


Em virtude disso tudo, o Dr. Leandro me prescreveu a seguinte medicação:


Fluoxetina 20mg - 2 comprimidos depois do café da manhã
Rivotril 2mg - 1 comprimido antes de deitar
Seroquel 25mg - Apenas em caso da insónia persistir


Gente, 2 comprimidos de Fluoxetina é o dobro da dose inicial, que aliás, é a recomendada. Isso significa, segundo meu médico, que uma vez que eu reagi bem ao medicamento, agora é uma questão de ajustar a dose. Procedimento normal. Estou confiante que vou me sentir ainda melhor. Aliás, comecei essa nova dosagem há 2 dias e já sinto uma mudança positiva.


Para quem não sabe, a Fluoxetina é um anti-depressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serrotonina, indicado principalmente para o tratamento da depressão moderada a grave. No entanto, também costuma ser indicado para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo e bulimia nervosa.


Segundo meu médico, é dos anti-depressivos mais antigos do mercado, dos primeiros, mas que continua dando uma resposta muito boa nos tratamentos e, além disso, ajuda a emagrecer. Ao contrário de outros anti-depressivos que têm como efeito colateral o ganho de peso. Ninguém merece, né gente? Muito menos eu, que ganhei 20 kg graças a essa doença. 


O Rivotril é um medicamento com uma reputação excelente. E o preço é bem acessível, ao contrário dos outros dois. Rivotril é o nome comercial, pois ele é o clonazepam, um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos considerando um dos melhores tranquilizantes disponíveis no mercado. Também é uma medicação antiga e muito segura, usada por milhões de pessoas ao redor do mundo e sem conhecimento de relatos de efeitos colaterais perigosos. Bem, para mim é ótimo porque me ajuda a dormir, e isso por si só, já é uma dádiva.


O Seroquel, que ele me receitou só em caso de mesmo com o Rivotril eu continuar sem dormir, o que graças a Deus não aconteceu, é indicado para o tratamento da esquizofrenia, transtorno do humor bipolar e também depressão. :////// Lendo a bula não entendi de primeira o porquê dele ter me receitado esse medicamento para dormir, mas pesquisando melhor entendi que é sim, muitas vezes indicado para esse fim. No entanto, não precisei usar ainda, e espero não precisar. Se Deus quiser, e ELE quer, meus problemas com o sono já estão reoslvidos apenas com o Rivotril.


Pois bem, eis o resumo da minha consulta. Volto lá dentro de um mês, e sei, tenho fé, de que estarei bem melhor do que estou hoje. 


Mas ainda tenho mais novidades ... fica para o próximo post ;)


Beijos.

3 comentários: